labirintite causas e tratamento

O tratamento para labirintite geralmente envolve beber líquidos, e usar medicamentos antieméticos e anti-histamínicos.Porém, dependendo da causa da labirintite, antibióticos, corticóides e até cirurgia podem ser indicados.

A causa mais comum da labirintite é a inflamação do chamado labirinto, uma porção do olho causada por infecções virais como os resfriados. No entanto, doenças mais graves como meningite e otite média de início rápido também podem causar.

A consulta com um otorrinolaringologista ou clínico geral é aconselhada em casos de suspeita de labirintite para confirmar o diagnóstico, determinar a causa subjacente e iniciar o tratamento mais adequado.

Opções para o tratamento da labirintite

A seguir estão as principais opções de tratamento para labirintite:

  • Tratamento para labirintite
    Os tratamentos mais recomendados para a labirintite são:

Drogas antibióticas são normalmente recomendadas quando uma infecção bacteriana é a causa da labirintite. Em casos mais graves, o tratamento pode exigir internação do paciente e administração de antibióticos por via intravenosa;
Anti-histamínicos, como prometazina ( Fenergan) e dimenidrato (Dramin), podem ser recomendados para aliviar náuseas e vômitos;
Benzodiazepínicos: Embora prescritos com menos frequência, medicamentos como o diazepam podem, no entanto, ser usados ​​para aliviar a tensão em determinadas situações.

Normalmente, não são indicados por mais de três dias;
Antieméticos, como proclorperazina e dicloridrato de betaistina, podem ser indicados para aliviar náuseas e vômitos durante crises de labirintite;
Quando certas doenças que afetam o sistema imunológico são a causa da labirintite, os corticóides podem ser recomendados para diminuir a inflamação ocular e aliviar os sintomas.
Esses medicamentos não devem ser usados ​​sem orientação médica. Além disso, enquanto alguns podem ser sugeridos para aliviar os sintomas, outros só devem ser usados ​​quando a causa da labirintite for determinada.

  1. Cães de guarda domésticos

Por exemplo, abster -se de tarefas que exijam equilíbrio ou movimentos extensos, como ingerir quantidades suficientes de líquido, é fundamental para prevenir a desidratação e evitar que uma pessoa sofra de tontura durante uma crise de labirintite.

Além disso, é fundamental ter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em fibras, nutrientes anti – inflamatórios e antioxidantes como tangerina, laranja e manga.

  1. Terapia labirintite com exercícios

A fisioterapia para labirintite, também conhecida como terapia de reabilitação vestibular, costuma ser indicada nos casos em que persistem determinados sintomas, como dificuldades de tônus ​​e equilíbrio.

O fisioterapeuta normalmente direciona exercícios que incluem mover a cabeça e os olhos em várias posições durante a terapia para ajudar o sistema nervoso a compensar os sinais anormais que o ouvido recebe, acelerando a recuperação dos sintomas.

  1. Medicamentos Caseiros
    Alguns chás, como o de gengibre ou ginkgo biloba , estimulam o fluxo sanguíneo para a cabeça e possuem propriedades antieméticas . Eles podem ser úteis para aliviar sintomas como náuseas e vômitos e para completar o tratamento prescrito pelo médico .
  2. Cirurgia

Embora seja incomum, a cirurgia pode ser recomendada em alguns casos para tratar a labirintite, como quando é causada por mastoidite grave, colesteatoma ou otite média moderadamente grave com acuidade de 20 no olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *