Como baixar a CNH Digital e ter ela no celular?

Aprenda a baixar a CNH digital neste artigo e conheça todas as vantagens de ter a carteira de habilitação em mãos.

Saber como desabilitar suas capacidades digitais é uma habilidade necessária.
E, na prática, essa facilidade pode simplificar sua vida. Por fim, esse é um dos documentos obrigatórios, junto com o CRLV.

Então , embarque com o Foco em Notícias e saiba tudo sobre como baixar a CNH Digital. Confira!

Passos para baixar a CNH Digital

Antes de demonstrar como conseguir a CNH Digital, vale destacar o que de fato é esse documento.

O Departamento de Transportes do Estado de São Paulo (DETRAN SP ) explica que a CNH Digital é uma versão eletrônica da carteira de motorista que tem o mesmo valor legal da versão impressa e é opcional para tirar.

O documento pode ser obtido por meio do aplicativo SERPRO CDT, Carteira Digital de Trânsito, que contém todas as informações da autorização impressa. O SERPRO é a empresa de tecnologia da informação do governo federal.

A habilitação da CNH Digital é a mesma da habilitação impressa. Faça uma dica!

O Governo Federal complementa a explicação: é um aplicativo que armazena no seu celular a carteira de habilitação e o registro dos veículos cadastrados em seu nome. Este é um serviço gratuito disponível para o público em geral.

É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão com a mesma validade de impressão dos documentos impressos. Outro benefício é a possibilidade de compartilhar o documento digital do veículo com outras pessoas que o utilizam.

Você pode se qualificar para uma carteira de motorista digital se sua carteira de motorista tiver um código QR no verso.

Confira abaixo os passos para baixar a CNH Digital:

Instale o programa
Você deve instalar o aplicativo em seu telefone. Como tal, consulte o tutorial ilustrado para iOS ou Android.

Realize o acesso por um único login
Depois de instalar o aplicativo, você precisará obter acesso usando o Login Único Gov BR. Basta um clique aqui para saber como criar uma conta.

Por exemplo, CNH digital
Após efetuar o login com sucesso, você precisará apontar sua câmera para o QR Code que está localizado atrás da sua CNH e em seguida tirar uma foto dentro do app.

Para verificar sua identidade, o aplicativo irá primeiro comparar sua foto com uma do banco de dados do DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado ).

Por fim, você vai confirmar o CEP registrado no DETRAN do estado onde foi emitida a sua carteira de habilitação. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo irá gerar sua CNH Digital.

Caso a CNH Digital seja gerada incorretamente, você deve procurar o DETRAN onde seu cartão foi gerado para verificar a situação atual.

Em alguns casos, o problema é resolvido atualizando os itens obrigatórios , como número do celular, endereço de e – mail e CEP.

criando o documento digital do veículo

Com o aplicativo aberto, você precisará do número do RENAVAM, que fica no canto superior esquerdo do registro do carro, e do código de segurança CRV ( Certificado de Registro do Veículo ), que é um DUT mais antigo.

Depois de inserir esses detalhes, o aplicativo gerará automaticamente o documento.

Tem como baixar a CNH Digital via CPF?

Sim, é possível fazer o download do cartão digital por meio do CPF, pois é um serviço público prestado pela Administração Federal de Previdência Social.

É necessário notificar o CPF sempre que um usuário do Gov BR precisar fazer login no sistema.

Como é acionado o DENATRAN da CNH Digital ?


O motorista deve acessar o Portal de Serviços do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e selecionar a opção “Instalou Carteira Digital de Trânsito?” opção em “Aplicativos” para ativar a CNH Digital. Utilize o serviço CNH Digital.

Será aberta uma tela do sistema Gov.BR, onde você deverá inserir seu CPF e depois sua Senha.

Conforme mencionado anteriormente (e vale repetir), após concluir seu login, você precisará apontar sua câmera para o QR Code que está localizado no verso de sua CNH e em seguida tirar uma foto dentro do aplicativo.

Para verificar sua identidade, o aplicativo irá primeiro comparar sua foto com uma do banco de dados do DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado ).

Por fim, você vai confirmar o CEP registrado no DETRAN do estado onde foi emitida a sua carteira de habilitação. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo irá gerar sua CNH Digital.

Por que não consigo baixar a CNH Digital?


Se você tiver um documento criado antes de 2017 , ele não terá o QR Code , necessário para baixar a CNH Digital.

No entanto, há duas formas de lidar com essa questão: aguardar a próxima renovação da CNH, caso em que o QR Code aparecerá automaticamente, ou solicitar a segunda via da carteira de habilitação, que também terá o código. O próximo passo é seguir os passos e baixar a CNH Digital.

Caso a CNH Digital seja gerada incorretamente , você deve procurar o DETRAN onde seu cartão foi gerado para verificar a situação atual. Em alguns casos, o problema é resolvido atualizando os itens obrigatórios , como número do celular, endereço de e – mail e CEP.

Como sei o código de segurança da CNH Digital?


Você pode verificar no portal do DETRAN local o código de segurança da CNH, que é necessário para a obtenção da CNH Digital. Como resultado, o registro e o login são necessários.

Toda CNH física possui um código de segurança que pode ser encontrado dentro (dentro) da documentação de habilitação. Você receberá um código de segurança diferente ao cadastrar sua CNH Digital no aplicativo CDT. Trata – se de um código de 4 ( quatro ) dígitos que, por padrão, deve ser informado toda vez que você entrar em contato com a CNH Digital pelo aplicativo.

Dica 1: Saiba como consultar um cartaz de veículo .

  1. Saiba validar a CNH .

Dica 3: Por fim, o que é CNH social e quem pode pedir?

Dica 4: Saiba o que pode ser uma CNH Quente .

O que é RENACH?


O que seria então a RENACH? Resposta direta e honesta: Esta é a sigla para o Cadastro Nacional de Motoristas Habilitados.

O RENACH funciona como um grande banco de dados onde ficam armazenadas as informações do motorista desde o início do processo de habilitação. Independentemente da categoria em que você escolher dirigir, é uma espécie de diário da sua vida como motorista de automóvel.

Seja você motorista atual, aspirante a motorista, motorista com PPD (Permissão para Dirigir) ou ex-condutor, todos os seus registros de condução estarão localizados na RENACH.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), maior autoridade nacional de transportes, é responsável por garantir a integração de todos esses dados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Afinal, imagine ter toda a sua vida armazenada em dados junto com informações de outros 74 milhões de motoristas.

É importante notar que o DENATRAN mudou para a Secretaria Nacional de Trânsito ( SENATRAN ) , que continua a ser o principal executivo do sistema e tem jurisdição sobre todo o território brasileiro .

Como estamos falando da autoridade primária quando se trata de trânsito, os demais órgãos do sistema , como o DETRAN ( Departamento de Trânsito do Estado ), conectam as informações sob sua alçada para que o SENATRAN gerencie os registros dentro da RENACH .

É possível usar uma carteira digital?


De acordo com a legislação de trânsito, as versões digitais da CNH e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento) ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) são equivalentes às versões impressas.

Conheça o disposto no Artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro sobre a Carteira Nacional de Habilitação, Capítulo XIV das Habilitações.
Arte. 159

A Certidão Nacional de Habilitação , que poderá ser apresentada na forma física ou digital a critério do condutor e de acordo com as especificações do CONTRAN, terá reconhecimento público e equivalerá a um documento de identificação nacional em todo o território nacional. Deve incluir fotografia do motorista, nome e número do CPF.

(Redação da Legenda Conforme Lei nº 14.071 /20, Vigente a partir de 12 de abril de 2021 )

Quando o motorista estiver no controle do veículo, é obrigatório ter a Carteira Nacional de Habilitação ou a Permissão para Dirigir.
Quando for possível ter acesso ao sistema informatizado no momento da fiscalização para verificar se o condutor está habilitado, será dispensada a porta 1ª – AO do documento de autorização.
( 1o-A incluído pela Lei nº 14.071/20, em vigor a partir de 12 de abril de 2021)

2º(VETADO).
3º A nova emissão da Carteira Nacional de Habilitação será regida pelo CONTRAN .
4º(VETADO).
O Certificado Nacional de Habilitação e a Permissão para Dirigir somente são válidos para a operação do veículo quando apresentados em sua forma original .
6oA identidade da Carteira Nacional de Habilitação expedida , bem como a da autoridade do despachante , serão registradas no RENACH .
Cada condutor terá seu cadastro único no RENACH , agregando todas as informações necessárias . _ _
8o A renovação da Carteira Nacional de Habilitação ou a emissão de nova CNH somente será feita quando o prontuário do motorista estiver quitado de débitos em curso .
9º (VETADO).
10.A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada à data de aprovação no exame de aptidão física e mental .

  1. incluído pela Lei nº 9.602/98)
  2. (Revogado nos termos da Lei nº 14.071/20, com vigência a partir de 12 de abril de 2021)
    12.Todos os motoristas cadastrados na RENACH com endereço os na respectiva unidade da federação receberão com 30 ( trinta ) dias de antecedência , aviso eletrônico dos estados e do distrito de Columbia sobre o vencimento da carteira de habilitação nacional.
    ( 12. incluído pela Lei nº 14.071/20, em vigor a partir de 12 de abril deste ano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *